Qual é o curso de graduação mais difícil do mundo?


Assim como diz David Hume, em o Padrão do Gosto que "há uma variedade demasiada de gostos, assim como de opiniões", tende a explicar os variados gostos de cada um, em relação a escolha de um curso de graduação.

Os experts em cálculos e raciocínio lógico tendem a desafiar os complexos cálculos das engenharias, enquanto que as pessoas mais sutis e com alguma sensibilidade se tendem a debruçar sobre as áreas que contemplam a opinião e o senso crítico, permeando o gosto e a alusão ao pensamento.
Enfim, qual seria o curso de graduação mais difícil ou complicado do mundo?
Há vários padrões para o gosto assim como para a inteligência, talvez há pessoas que desempenham dotes intelectuais em áreas totalmente distinta da qual esteja cursando. Portanto, qualquer  graduação se torna difícil quando se cursa a esmo, sem algum objetivo profissional.


1. Música

No rol dos cursos mais difíceis do mundo está as faculdades de música. É um curso onde se exige muita competência e profunda inclinação para compreender os ritmos musicais e partituras, além de se aperfeiçoar em algum instrumento musical. Este curso é considerado por muitos intelectuais, a graduação mais complicada do mundo. Será?

2. Medicina

Se tratando de pessoas humanas em jogo, a medicina é a ciência que visa garantir a vida de qualquer forma, Portanto, os vestibulares costumam reprovar em média 95% os candidatos ao sonhado curso de medicina. Pois até hoje, quem pretende cursas medicina vê nesse curso a "terra prometida" para o sucesso profissional. Na verdade, o curso é amplamente difícil e muitos desistem no primeiro ano de graduação.

3. Engenharias

As engenharias, seja elas de qualquer área, requer muita dedicação e esforço intelectual. Os complicadissimos cálculos aritméticos são assombrosos, cujas fórmulas chegam a encher longas folhas de caderno e muitos se desesperam no primeiro semestre de graduação. Quem consegue vencer o primeiro período de alguma área da engenharia, é provável que consiga chegar a reta final.



4. Física

Talvez essa seja a graduação que menos tenha candidatos - opinião pessoal - pois os cálculos de física tem assombrado os estudantes de forma geral pois eles desistem nas primeiras semanas. Em universidades onde é ofertado esse curso, as salas de aulas iniciam o semestre com aproximadamente 40 acadêmicos e ao final somente 2 ou 3 se formam.


5. Filosofia

Por último deixei o curso de filosofia como sendo a graduação mais difícil do mundo. Ora, se é apenas estudar o pensamento dos filósofos do passado? Se fosse apenas isso seria uma graduação moleza e qualquer pessoa se tornaria filosofa da noite para  dia e o mundo seria uma maravilha, todo povoado por pessoas que pensam criticamente a realidade onde vive.
Mas a filosofia é na minha opinião o curso mais difícil e complicado do mundo, vencendo os cursos de música, medicina e física, pois requer do estudante um equilíbrio mental e pessoal para não cair na loucura enfadonha que acomete a análise do pensamento humano. Entender os filósofos em sua dimensão racionalista e pensamentativa não é tarefa fácil. As ramificações da filosofia como Lógica e Metafísica são consideradas as áreas mais exaustivas e confusas do pensamento humano, exigindo um esforço ultra racional e altamente intelectivo.
Enfim, a filosofia não é uma graduação simples como qualquer pedagogia ou enfermagem da vida, mas sim uma área complexa, tecendo uma teia de opiniões racionais que engendram a construção da realidade de forma racional e lógica, desempenhando o senso crítico, pois o filosofo é aquele "sujeito" que enxerga a realidade diferente de outras pessoas. É esta a razão pela qual todos aferem que a filosofia é coisa para louco ou mentes bitoladas.

Guilherme Paixão Campelo é filósofo, escritor e professor. Escreve atualmente para variadas plataformas ao redor do mundo, inclusive para o renomado Artigo Mundo. É autor de duas obras na área de filosofia, além de um romance intitulado "A doce presença de Brian".


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...